Domine os Conhecimentos Pedagógicos com um curso
completo, prático e focado em concursos públicos!

Estude com clareza, aprenda com profundidade e conquiste sua aprovação com confiança.

Conteúdo Direcionado

Aulas teóricas com linguagem simples, focadas no que realmente cai em concursos para área da educação.

Questões Comentadas

Resolução passo a passo de questões de bancas como FCC, FGV, Vunesp, IDECAN e outras.

Foco Total em Aprovação

Curso estruturado para acelerar seu aprendizado e otimizar seus estudos com resumos, mapas mentais e simulados.

Como funciona o nosso curso?

Simples, completo e objetivo

1

Acesso imediato

Faça seu cadastro e tenha acesso imediato à plataforma de estudos.

2

Estude por módulos

Divisão por temas como LDB, Avaliação, Didática, Planejamento e muito mais.

3

Pratique com questões

Resolva dezenas de questões comentadas durante os módulos para fixar melhor o conteúdo.

4

Revise com estratégia

Use resumos, mapas mentais e simulados finais para revisar de forma eficaz.

Conteúdo Completo do Curso

Veja tudo o que você vai aprender:

Este curso aborda as bases teóricas e históricas que sustentam a prática pedagógica e a compreensão do fenômeno educacional.

Módulo 1: Introdução e História da Educação

  • Lição 1.1: Introdução aos Fundamentos da Educação e sua Importância
  • Lição 1.2: Breve Histórico da Educação no Brasil (Períodos e Marcos)

Módulo 2: Correntes Pedagógicas

  • Lição 2.1: Pedagogia Tradicional e Movimento da Escola Nova
  • Lição 2.2: Pedagogias Crítico-Reprodutivistas e Crítico-Sociais dos Conteúdos
  • Lição 2.3: Pedagogias Libertadora e Libertária

Módulo 3: Bases Teóricas da Educação

  • Lição 3.1: Filosofia da Educação (Principais Correntes e Implicações)
  • Lição 3.2: Sociologia da Educação (A Escola como Instituição Social e Teorias Sociológicas)
  • Lição 3.3: Conceitos Fundamentais de Pedagogia

Este curso foca nas leis, normas e diretrizes que regem a educação no Brasil, essenciais para a compreensão do sistema educacional e para as provas de concurso.

Módulo 1: Marco Legal Principal

  • Lição 1.1: Constituição Federal de 1988 (Artigos 205 a 214)
  • Lição 1.2: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96) - Princípios, Fins e Organização
  • Lição 1.3: LDB (Lei nº 9.394/96) - Níveis, Etapas, Modalidades de Ensino
  • Lição 1.4: LDB (Lei nº 9.934/96) - Profissionais da Educação e Recursos Financeiros

Módulo 2: Planos e Diretrizes Curriculares

  • Lição 2.1: Plano Nacional de Educação (PNE) - Metas e Estratégias
  • Lição 2.2: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Fundamentos, Estrutura e Competências
  • Lição 2.3: BNCC por Etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio)
  • Lição 2.4: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) - Gerais e Específicas

Módulo 3: Legislação Específica e Complementar

  • Lição 3.1: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90) - Direitos Educacionais
  • Lição 3.2: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei nº 13.146/15) - Educação
  • Lição 3.3: Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 (Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena)
  • Lição 3.4: Legislação sobre Bullying (Lei nº 13.185/15) e Violência Escolar
  • Lição 3.5: Resoluções e Pareceres Relevantes do CNE e Outros Órgãos

Este curso explora como os alunos se desenvolvem e aprendem, apresentando as principais teorias psicológicas aplicadas ao contexto educacional.

Módulo 1: Teorias do Desenvolvimento Humano

  • Lição 1.1: Teoria Psicogenética de Jean Piaget
  • Lição 1.2: Teoria Sociointeracionista de Lev Vygotsky
  • Lição 1.3: Teoria Psicogenética de Henri Wallon
  • Lição 1.4: Outras Teorias Relevantes (Erik Erikson, etc.)

Módulo 2: Teorias da Aprendizagem

  • Lição 2.1: Teorias Comportamentais (Behaviorismo)
  • Lição 2.2: Teorias Cognitivistas
  • Lição 2.3: Construtivismo e Sociointeracionismo Aplicados à Aprendizagem
  • Lição 2.4: Teorias Humanistas da Aprendizagem

Módulo 3: Aplicação na Prática Pedagógica

  • Lição 3.1: A Relação Professor-Aluno e a Construção do Conhecimento
  • Lição 3.2: O Papel do Professor como Mediador
  • Lição 3.3: Como as Teorias Informam a Prática Docente

Este curso aborda o "como ensinar", explorando os fundamentos da didática, o planejamento, a seleção de conteúdos e as diversas abordagens e metodologias de ensino.

Módulo 1: Fundamentos da Didática

  • Lição 1.1: Conceitos, Objeto e Importância da Didática
  • Lição 1.2: A Relação Teoria-Prática na Didática

Módulo 2: Planejamento e Conteúdo

  • Lição 2.1: Níveis e Elementos do Planejamento de Ensino (Plano de Aula, Unidade, Curso)
  • Lição 2.2: Seleção e Organização de Conteúdos Curriculares
  • Lição 2.3: Transposição Didática

Módulo 3: Métodos e Técnicas de Ensino

  • Lição 3.1: Métodos de Ensino Tradicionais
  • Lição 3.2: Técnicas de Ensino

Módulo 4: Metodologias Ativas e Abordagens Contemporâneas

  • Lição 4.1: Conceito e Princípios das Metodologias Ativas
  • Lição 4.2: Principais Metodologias Ativas (ABP, Sala Invertida, Gamificação, etc.)
  • Lição 4.3: Ensino Híbrido (Blended Learning)
  • Lição 4.4: Pedagogia de Projetos e Pedagogia Freiriana

Este curso se dedica integralmente ao tema da avaliação, suas diferentes concepções, tipos, instrumentos e o seu papel no processo ensino-aprendizagem e na gestão escolar.

Módulo 1: Concepções e Funções da Avaliação

  • Lição 1.1: Conceitos de Avaliação e suas Diferentes Concepções
  • Lição 1.2: Funções da Avaliação (Diagnóstica, Formativa, Somativa)
  • Lição 1.3: Avaliação da Aprendizagem vs. Avaliação Institucional

Módulo 2: Práticas e Instrumentos de Avaliação

  • Lição 2.1: Tipos de Avaliação (Interna, Externa, em Larga Escala)
  • Lição 2.2: Principais Instrumentos e Técnicas de Avaliação
  • Lição 2.3: Análise e Interpretação de Resultados de Avaliação

Módulo 3: Avaliação no Contexto Escolar

  • Lição 3.1: Avaliação em Larga Escala (SAEB, ENEM, Prova Brasil, etc.)
  • Lição 3.2: O Conselho de Classe como Espaço de Avaliação e Decisão
  • Lição 3.3: Recuperação Paralela e de Estudos

Este curso aborda a organização do trabalho pedagógico e administrativo na escola, com foco no planejamento global da instituição e nos princípios da gestão democrática.

Módulo 1: Níveis de Planejamento Educacional

  • Lição 1.1: Planejamento nos Diferentes Níveis (Sistema, Escola, Ensino)
  • Lição 1.2: A Importância do Planejamento para a Prática Educacional

Módulo 2: Projeto Político Pedagógico (PPP)

  • Lição 2.1: Conceito, Importância e Princípios do PPP
  • Lição 2.2: Etapas de Elaboração e Implementação do PPP
  • Lição 2.3: O PPP como Instrumento de Autonomia e Identidade Escolar

Módulo 3: Gestão Escolar Democrática

  • Lição 3.1: Conceitos de Administração e Gestão Educacional/Escolar
  • Lição 3.2: Princípios e Bases Legais da Gestão Democrática (LDB)
  • Lição 3.3: Dimensões da Gestão Escolar (Pedagógica, Administrativa, Financeira, Pessoas, Comunicação)

Módulo 4: Instâncias Colegiadas e Papéis na Gestão

  • Lição 4.1: Conselhos Escolares (Composição, Funções e Importância)
  • Lição 4.2: Associação de Pais e Mestres (APM)
  • Lição 4.3: O Papel do Diretor Escolar na Gestão
  • Lição 4.4: O Papel do Coordenador Pedagógico

Este curso se aprofunda nas questões da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e na abordagem da diversidade em suas múltiplas dimensões no ambiente escolar.

Módulo 1: Fundamentos da Educação Inclusiva

  • Lição 1.1: Conceitos de Inclusão, Integração e Exclusão
  • Lição 1.2: Histórico e Evolução da Educação Inclusiva no Brasil
  • Lição 1.3: Legislação e Políticas de Inclusão (LBI, Decretos, etc.)

Módulo 2: Necessidades Educacionais Especiais (NEE)

  • Lição 2.1: Identificação e Caracterização das NEE
  • Lição 2.2: Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Lição 2.3: Deficiências (Intelectual, Física, Auditiva, Visual, Múltipla)
  • Lição 2.4: Transtornos Específicos de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia)
  • Lição 2.5: Altas Habilidades/Superdotação

Módulo 3: Práticas Pedagógicas Inclusivas

  • Lição 3.1: Adaptações Curriculares e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
  • Lição 3.2: Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
  • Lição 3.3: Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)
  • Lição 3.4: O Papel do Professor da Sala Regular e do Professor de AEE
  • Lição 3.5: Tecnologia Assistiva na Educação

Módulo 4: Diversidade na Escola

  • Lição 4.1: Diversidade Cultural, Social e Étnico-Racial
  • Lição 4.2: Gênero e Sexualidade na Escola (Abordagem Pedagógica)
  • Lição 4.3: Educação do Campo, Indígena e Quilombola (Aspectos da Diversidade)

Este curso aborda temas relevantes e atuais que perpassam o currículo e a vida escolar, exigindo uma abordagem integrada e crítica.

Módulo 1: Cidadania e Direitos Humanos

  • Lição 1.1: Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos na Escola
  • Lição 1.2: O ECA e a Proteção da Criança e do Adolescente

Módulo 2: Saúde, Bem-Estar e Meio Ambiente

  • Lição 2.1: Educação para a Saúde e o Bem-Estar na Escola
  • Lição 2.2: Educação Ambiental e Sustentabilidade

Módulo 3: Relações Sociais e Ética

  • Lição 3.1: Relações Étnico-Raciais e o Combate ao Racismo
  • Lição 3.2: Gênero, Sexualidade e o Combate à Discriminação
  • Lição 3.3: Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying
  • Lição 3.4: Ética e Convivência Escolar

Este curso explora o impacto das tecnologias na educação, as ferramentas disponíveis e a importância da inovação pedagógica para a prática docente contemporânea.

Módulo 1: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

  • Lição 1.1: O Papel das TICs no Processo Ensino-Aprendizagem
  • Lição 1.2: Letramento Digital, Multiletramentos e Inclusão Digital

Módulo 2: Ferramentas e Recursos Digitais

  • Lição 2.1: Plataformas Educacionais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
  • Lição 2.2: Uso Pedagógico de Ferramentas Digitais (Vídeos, Podcasts, Ferramentas Colaborativas, etc.)

Módulo 3: Educação a Distância (EAD)

  • Lição 3.1: Conceitos, Histórico e Modalidades de EAD
  • Lição 3.2: O Papel do Professor/Tutor e do Aluno em EAD

Módulo 4: Inovação Pedagógica

  • Lição 4.1: Conceito e Importância da Inovação na Educação
  • Lição 4.2: Exemplos de Práticas Pedagógicas Inovadoras
  • Lição 4.3: O Professor como Agente de Inovação

Este curso é prático e focado na preparação direta para a prova, abordando técnicas de estudo, análise de bancas e estratégias para resolver diferentes tipos de questões.

Módulo 1: Análise do Edital e da Banca

  • Lição 1.1: A Importância Fundamental da Leitura Detalhada do Edital
  • Lição 1.2: Perfil das Principais Bancas Examinadoras (Cespe/Cebraspe, FCC, FGV, Vunesp, etc.)
  • Lição 1.3: Tipos de Questões Cobradas (Múltipla Escolha, Certo/Errado, Discursivas)

Módulo 2: Técnicas de Estudo e Revisão

  • Lição 2.1: Métodos de Estudo Eficientes para Concursos (Resumos, Mapas Mentais, etc.)
  • Lição 2.2: Técnicas de Revisão Espaçada e Fixação de Conteúdo
  • Lição 2.3: Organização da Rotina de Estudos

Módulo 3: Resolução de Questões

  • Lição 3.1: Técnicas para Resolução de Questões Objetivas
  • Lião 3.2: Estrutura e Argumentação em Questões Discursivas
  • Lição 3.3: Análise de Questões de Concursos Anteriores

Módulo 4: Simulados e Aspectos Psicológicos

  • Lição 4.1: A Importância dos Simulados e Como Utilizá-los
  • Lição 4.2: Análise do Desempenho e Ajuste da Estratégia
  • Lição 4.3: Gerenciamento do Tempo de Prova
  • Lição 4.4: Controle da Ansiedade e Manutenção do Foco

Comece agora sua preparação com quem entende do assunto!

Garanta seu acesso ao curso e estude com estratégia, praticidade e foco na aprovação.

Quero começar agora